Miscelânia

Semaglutida Reduz Risco de Eventos Cardiovasculares em Obesos

Escrito por Humberto Graner

Esta publicação também está disponível em: Português

A Novo Nordisk anunciou hoje os principais resultados sobre a redução de eventos cardiovasculares com a semaglutida no estudo SELECT. Este ensaio clínico randomizado e duplo-cego avaliou a semaglutida 2,4mg subcutânea como adjuvante ao tratamento padrão para prevenção de eventos cardiovasculares adversos graves (MACE) durante um período de até cinco anos. O estudo alcançou seu objetivo primário ao demonstrar uma redução estatisticamente significativa de 20% na incidência de eventos cardiovasculares nos indivíduos tratados com semaglutida, em comparação com placebo.

Estes resultados são um marco, pois, embora a relação entre obesidade e doenças cardiovasculares seja conhecida há décadas, até o momento, nenhuma medicação para controle de peso havia comprovadamente reduzido o risco cardiovascular.

Sobre o estudo SELECT

O SELECT foi um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, desenvolvido para avaliar a eficácia de semaglutida 2,4 mg versus placebo como adjuvante do tratamento padrão para prevenção de MACE em pessoas com doença cardiovascular estabelecida e excesso de peso ou obesidade SEM  diabetes. As pessoas incluídas no estudo tinham idade ≥45 anos com IMC ≥27 kg/m2. Este é um dos maiores estudos de resultados cardiovasculares (CV) no campo da obesidade que se tem notícia. O estudo foi iniciado em 2018, e conduzido em 41 países em mais de 800 centros de investigação. O desfecho primário do estudo foi a primeira ocorrência de MACE, definida como morte cardiovascular, infarto do miocárdio ou acidente vascular.

O SELECT envolveu 17.604 participantes (72,5% do sexo masculino) com idade média de 61,6 ± 8,9 anos e IMC de 33,34 ± 5,04 kg/m2 . O evento CV prévio mais comum foi infarto do miocárdio (76,3% dos participantes), seguido de acidente vascular cerebral (23,3%) e doença arterial periférica (8,6%). Além disso, 24,3% tinham diagnóstico de insuficiência cardíaca. Dois terços dos participantes (66%) tinham HbA 1c na faixa de pré-diabetes (5,7%-6,4%). Entre os grupos de aumento da HbA1c , a prevalência de todos os fatores de risco CV aumentou.

Por um período de até 5 anos, foram documentados 1270 episódios de MACE (primeiro episódio). Todos os três componentes do desfecho primário contribuíram para a redução de MACE demonstrada por semaglutida 2,4 mg. Do ponto de vista de segurança, a semaglutida teve um perfil seguro e foi bem tolerada, em linha com os ensaios anteriores desta medicação.

A Novo Nordisk espera solicitar expandir as indicações de bula para semaglutida 2,4 mg nos EUA e na União Europeia ainda em 2023. Os resultados detalhados do SELECT serão apresentados no congresso da American Heart Association, no final deste ano.

Fonte:

Novo Nordisk via Globe Newswire [acessado em 08 de agosto de 2023]

Lingvay I, Brown-Frandsen K, Colhoun HM, et al; SELECT Study Group. Semaglutide for cardiovascular event reduction in people with overweight or obesity: SELECT study baseline characteristics. Obesity (Silver Spring). 2023 Jan;31(1):111-122. doi: 10.1002/oby.23621. 

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Banner ECG

Deixe um comentário

Sobre o autor

Humberto Graner

Co-Editor do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Medicina Intensiva
Professor das Faculdades de Medicina da UFG e UniEvangélica (Goiás)
Doutor em Ciências pelo InCor-HCFMUSP
Fellowship em Coronariopatias Agudas pelo InCor-HCFMUSP
Coordenador do Pronto Atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein - Unidade Goiânia (GO)
Pesquisador da ARO (Academic Research Organization) - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo (SP)

1 comentário

Deixe um comentário

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anúncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site