Sem categoria

História da Cardiologia: como surgiu o AAS?

A primeira referência que se tem do AAS data de 1534 antes de Cristo. É um documento egípcio chamado de papiro de Eber (foto acima) que fala sobre inúmeras doenças e plantas medicinais, entre as quais se destaca o salgueiro ou salix como é conhecido em latim. O texto citava que a casca da árvore quando usada para fins medicinais era muito eficaz em melhorar dores de uma forma geral.

Em 1758 o reverendo Edward Stone viu que a casca do salgueiro era extremamente útil no tratamento dos sintomas de malária (febre, mialgias, cefaléia, etc).

Em 1828 o Dr Joseph Buchner transformou a substância derivada da casca do salgueiro em cristais amarelos chamando o resultado de salicina (derivado da palavra salix citada acima). Em 1838 Raffaele Piria fez uma substância ainda mais concentrada que foi chamada de ácido salicílico.

Em 1852 o Dr Charles Gerhart substituiu um grupo hidroxil por outro acetil e gerou pela primeira vez o ácido acetilsalicílico.

Em 1876 a medicação foi pela primeira vez testada em um trial. Os pctes estudados tinham reumatismo e viu-se que a droga diminuía febre e dores. O trabalho foi publicado no Lancet.

No dia 1 de fevereiro de 1899 a medicação é registrada como aspirina.

Em 1971 o Dr John Vane publica um trabalho que mostra que a aspirina (além de outros AINES) inibe a produção de prostaglandinas, ganhando o prêmio nobel de medicina pela descoberta.

Em 1988 é publicado o ISIS 2 que ao mostrar que a aspirina tinha eficácia similar ao uso de trombolíticos no IAM revolucionou a história da cardiologia. Estava consagrada uma das principais armas da Cardiologia no combate às doenças cardiovasculares. Atulmente são produzidas 40.000 toneladas de aspirina anualmente.

Referência: Fuster V, Sweeny JM. Aspirin: a historical and Contemporary Therapeutic Overview. Circulation 2011; 123; 768-778.

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

4 comentários

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: