Hipertensão arterial sistêmica

Qual o comportamento normal da pressão arterial durante o sono?

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

A MAPA (medida ambulatorial da pressão arterial) é o único método de avaliação da pressão que permite avaliar esta medida durante o sono. Mas qual o comportamento normal da PA durante o sono?

Dica:

  • durante o sono, considera-se normal a redução de 10% a 20% nos níveis de PA em relação ao período de vigília. Este é o descenso noturno fisiológico.

Caso não ocorra variação da pressão durante anoite, diz-se que o descenso noturno é ausente. Caso a PA caia <10% durante a noite, diz-se que há descenso noturno atenuado. E se a queda exceder os 20%, descenso noturno acentuado.

Dicas:

  • Descenso noturno abaixo de 10% está relacionado ao aumento do risco cardiovascular.

Há estudos que sugerem que descenso noturno acentuado também aumenta o risco de eventos, principalmente de acidente vascular cerebral. Contudo, há controvérsias na literatura a este respeito.

Referência: I Posicionamento sobre Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial de 24 Horas (MAPA) e Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA) Nobre F, Mion Jr. D, Gomes MAM, Barbosa ECD, Rodrigues CIS, Neves MFT et al. I Posicionamento sobre Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial de 24 Horas (MAPA) e Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA).  Arq Bras Cardiol 2018; 110(4Supl.1):1-29

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: