Hipertensão arterial sistêmica

Qual a causa da hipertensão arterial desta paciente?

Alexandre Volney
Escrito por Alexandre Volney

Paciente feminina de 47a diagnóstico de hipertensão há 6 meses com controle inadequado da pressão arterial após mudança do estilo de vida e uso correto de 3 classes de medicamentos anti-hipertensivos. Submetida ao exame de tomografia abaixo:

 

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

A Displasia Fibromuscular é uma doença de etiologia desconhecida, não inflamatória e não aterosclerótica que causa estenoses arteriais, oclusões, aneurismas em qualquer sítio vascular, mas frequentemente envolve as artérias renais e carótidas internas. É particularmente comum em mulheres e causa frequente de doença renovascular (até 10% dos casos de hipertensão de difícil controle). Apresenta um aspecto tomográfico bastante típico, conhecido com colar de contas (figura). Nesse caso observamos ainda dilatações aneurismáticas em ambas as artérias renais.

O diagnóstico pode ser feito suspeito por doppler de artérias renais (dependendo da janela e prática do operador), mas a tomografia apresenta a melhor acurácia para o diagnóstico. A ressonância magnética é uma opção, porém com baixa sensibilidade devido a menor resolução espacial.

Dica prática: Paciente com controle pressórico inadequado mesmo com o uso correto de 3 classes de medicações anti-hipertensivas -> Pensar em causas secundárias de hipertensão arterial, incluindo estenose de artéria renal. 

 

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Curso Pré Operatório

Deixe um comentário

Sobre o autor

Alexandre Volney

Alexandre Volney

Residência em Clínica Médica pelo Hospital do Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (HC-FMUSP, 2007)
Residência em Cardiologia pelo Instituto do Coração (InCor-HCFMUSP, 2009),
Especialização em Tomografia e Ressonância Cardiovascular (InCor-FMUSP, 2009-2011)
Especialista em Ecocardiografia (SBC)

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto:
X