Sem categoria

Riscos cardiovasculares do uso de agentes estimulantes de eritropoiese

 Nesse última semana o FDA apresentou novas diretrizes para o uso de agentes estimulantes de eritropoiese (AEE), em pacientes com anemia e doença renal crônica (DRC).

Em estudos controlados com pacientes com DRC, quando indicado o uso de AEE com alvo de hemoglobina superior a 11g/dl, esses pacientes apresentaram maior risco de morte, eventos adversos cardiovasculares graves e AVC.

Atualmente, para pacientes com DRC, deve-se considerar iniciar AEE se o nível de hemoglobina for menor que 10g/dL. As diretrizes recomendavam previamente que os níveis alvo de hemoglobina fossem entre 10 e 12g/dL. A dose de AEE deve ser individualizada para a menor possível capaz de evitar a necessidade de novas transfusões sanguíneas.

Se paciente em uso de AEE, recomenda-se diminuir ou interromper seu uso se o nível de hemoglobina for maior que 10g/dl em não dialíticos e se for maior que 11g/dl em dialíticos.

Fonte:  Food and Drug Administration. FDA Drug Safety Communication: Modified dosing recommendations to improve the safe use of Erythropoiesis-Stimulating Agents (ESAs) in chronic kidney disease. June 24, 2011.

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Fernando Figuinha

Fernando Figuinha

Especialista em Cardiologia pelo InCor/ FMUSP
Médico cardiologista do Hospital Miguel Soeiro - Unimed Sorocaba.
Presidente - SOCESP Regional Sorocaba.

2 comentários

  • Fernando, alguma novidade em relação à reposição de ferro? Porque pelo que eu me lembro, a reposição de eritropoietina seria considerada desde que a saturação de transferrina estivesse acima de 20%. Caso contrário haveria necessidade de repor ferro antes.
    Obrigado, e parabéns pelo post

    • Nos documentos do FDA eles não comentam nada sobre a reposição de ferro…o que eu aprendi foi o mesmo que vc falou, se saturação de transferrina < 20% está indicada a reposição de ferro antes…
      Obrigado pelo comentário.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: