Coronariopatia Prevenção

Alerta FDA: Não Usar Aspirina Prevenção Primária

 

Em 05/02/2014, o FDA (órgão similar à ANVISA) negou autorização para a comercialização da aspirina (AAS ) nos Estados Unidos com a finalidade de prevenção primária de Infartos do miocárdio ou AVCs. 

 A aspirina ainda é amplamente prescrita para prevenção primária sendo esta indicação baseada em antigas recomendações da American Heart Association (AHA). Porém, após extensa revisão da literatura médica atual, o FDA não encontrou evidências que suportem a sua utilização neste cenário, negando o pedido da industria farmacêutica Bayer em comercializar o medicamento para prevenção primária.

Portanto, o uso indiscriminado do AAS pode ocasionar  sérios riscos de sangramentos gastrointestinais e cerebrais  em uma situação em que o uso para prevenção primária ainda não está estabelecida.

IMPORTANTE:  No contexto de prevenção seccundária (o paciente já apresentou evento cardiovascular, possui doença aterosclerótica, angina, cirurgia de revascularização, angioplastia ou AVCi), a aspirina está indicada com ampla evidência que ratifica a sua utilização e seus benefícios superam os seus riscos. NÃO CONFUNDIR prevenção Primária e Secundária!!!!

FDA – LINK do Anûncio: http://www.fda.gov/Drugs/ResourcesForYou/Consumers/ucm390574.htm

 

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Andre Lima

Andre Lima

Editor do site --
Especialista em Cardiologia pela SBC e InCor/ USP --
Especialista em Ecocardiografia pela SBC e InCor/USP --
Especialista em Terapia Intensiva pela AMIB --

1 comentário

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: