Prevenção

Cirurgia bariátrica deve ser considerada no tratamento de pacientes com diabetes tipo 2 e IMC entre 30 e 34,9 kg/m2

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

Novo guideline recomenda que cirurgia bariátrica seja considerada como opção de tratamento de pacientes com obesidade grau 1 (IMC entre 30 e 34,9 kg/m2) e diabetes mellitus tipo 2 (DM2) mal controlado com o tratamento medicamentoso padrão. A diretriz foi publicada no Diabetes Care e conta com a participação de 45 sociedades, incluindo a Sociedade Brasileira de Diabetes e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Previamente, os guidelines de diabetes não colocavam um papel claro da cirurgia bariátrica no tratamento do DM2. Além disso, o procedimento tradicionalmente era indicado apenas para pacientes com obesidade grau 3 (IMC ≥ 40 kg/m2) ou com obesidade grau 2 (IMC entre 35 e 39,9 kg/m2) e com comorbidades mal controladas. Estes dois pontos são modificados nesta diretriz.

Resumo:

  • cirurgia bariátrica deve ser considerada como opção no tratamento de pacientes com DM2 e obesidade grau 1 que apresentam controle glicêmico inadequado com o tratamento padrão (mudanças de estilo de vida + medicações)
  • Das técnicas cirúrgicas disponíveis, o Bypass gástrico em Y de Roux é a que possui melhor relação risco x benefício para tratamento de pacientes diabéticos, segundo a diretriz. A gastrectomia vertical (também chamada de Sleeve) apresenta bons resultados em estudos de até 3 anos mas ainda precisa de trabalhos com avaliação mais prolongada.
  • O procedimento deve ser feito idealmente em centros com alto volume da técnica proposta.

Referência: Rubino F et al. Metabolic Surgery in the Treatment Algorithm for Type 2 Diabetes: A Joint Statement by International Diabetes Organizations.

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: