Hipertensão arterial sistêmica

Novo guideline americano de HAS – qual o alvo de PA em diabéticos?

Já falamos sobre os principais pontos relevantes do novo guideline americano de HAS (oitavo joint). Outros detalhes serão colocados em posts separados. Entre eles está a posição do guideline sobre qual o alvo de PA a ser atingido em pctes diabéticos. Recomendação do iotavo joint:

– Tratar com medicação se PAS > ou = a 140 mmHg e/ou PAD > ou = a 90 mmHg. 

– Alvo – PA < 140 x90 mmHg

Tal recomendação difere da feita por outras sociedades como a SBC e a ADA (sociedade americana de DM). A SBC, por exemplo, recomenda que a meta de PA em pctes diabéticos seja 130×80. Contudo, quando vamos avaliar o assunto do ponto de vista da medicina baseada em evidências vemos que a recomendação do oitavo Joint parece ser mais embasada. Dos inúmeros trials que avaliaram controle pressórico em diabéticos, apenas 2 atingiram valores de PAS inferiores a 130 mmHg no grupo tratamento – o ACCORD-BP (média de PAS no grupo de tratamento intensivo de 119 mmHg enquanto que no grupo de tratamento conservador a PAS ficou em 133 mmHg) e o ABCD-NT (PAS 128 mmHg no grupo de tratamento x 137 mmHg nos grupo controle). Ambos os trials foram negativos em relação ao end point primário. Todos os outros trials que avaliaram o assunto mantiveram PAS > 130 mmHg no grupo da intervenção. Assim, faz sentido manter o alvo da PA nestes pctes < 140 x 90 mmHg. 

Lembrar que o guideline americano não coloca ieca/BRA como primeira escolha absoluta de anti-hipertensivo em diabéticos. A recomendação é que se faça a escolha como nos outros pctes:

– se pcte afrodescendente – iniciar o tratamento com tiazídico ou com antagonista do canal de cálcio

– se pcte não-afrodescendente – iniciar com qualquer medicação dos seguintes grupos: ieca, bra, antagonista do canal de cálcio ou tiazídico.

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: