Arritmia

Novos anticoagulantes + cirurgia eletiva: quando suspender a medicação?

Escrito por Eduardo Lapa

Esta publicação também está disponível em: Português Español

Já vimos em outro post qual a conduta frente ao paciente que usa um dos novos anticoagulantes e que vai ser submetido a um procedimento odontológico mais simples. Mas e se o paciente for fazer uma cirurgia de maior porte como uma colescistectomia ou uma gastrectomia? Primeiro, temos que ver qual o risco de sangramento do procedimento:

Depois, precisamos ver a função renal do paciente e qual medicação está usando exatamente. Como estes dados em mãos, podemos definir o tempo de interrupção da medicação:

Exemplo:

Paciente usa apixabana 5 mg 2xd (tomada às 8h e 20h) e vai ser submetido a uma colecistecotmia. O procedimento é considerado de alto risco de sangramento como podemos ver na primeira tabela. Digamos que a função renal seja normal (ClCr 92 mL/min). Nesse caso precisamos parar a medicação no mínimo 48h antes da cirurgia abdominal. Digamos que a cirurgia esteja marcada para sexta às 7h. A última dose da apixabana seria, neste caso, na terça às 20h.

 

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Banner ECG

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

6 comentários

  • Bom dia, Se a cirurgia está marcada para para sexta às 7h e nesse caso precisamos parar a medicação no mínimo 48h antes da cirurgia abdominal, a última dose da apixabana não seria neste caso, na terça a 20h já que ele toma 8h e 20h ??

  • boa tarde! a todos gostaria de saber se no caso de antiagregantes plaquetarios e antecoagulantes a programaçao de cirugiada e de acordo com o tempo médio de vidas das plaquetas no uso do medicamento. agradeço a resposta.

  • BOA TARDE
    Meu marido toma xarelto e clipidogrel mais de 15anos é a um ano e meio teve um AVC.
    Mas aparareceu uma hérnia é tem que operar estou preocupada.
    Ele vai ter que parar de tomar para fazer a cirurgia e quais são os cuidados?
    Aguardo obrigada.

  • Bom dia!
    Tenho histórico de flebites desde o ano 2000. Em 2012 após cirurgia de hérnia inguinal lado direito, hérnia umbilical, retirada da safena das duas pernas e varizes, após 52 dias tive Trombose na Femoral e em seguida Embolia Pulmonar. Depois de alguns anos, nas últimas duas vezes, fui fazer endoscopia e deu flebite no braço com a anestesia. Após este episódio, o Dr. me receitou varfarina sódica. Tomo 5 mg de Terça, Quarta, Quinta, Sabado e Domingo e 10 mg de Segunda e Sexta. O meu RNI fica em 2,5. Estou fazendo os exames preparativos para realizar cirurgia para hérnia unilateral. Gostaria de saber quanto tempo eu devo parar de tomar o anticoagulante antes da cirurgia. Tomo todo dia as 00:00hs a varfarina sódica. Se eu começar a tomar xarelto ou clexane não precisa parar de tomar o anticoagulante antes da cirurgia? Obrigado

  • Olá boa tarde! Eu queria tirar uma duvida sobre apixabana 5mg eu tomo esse medicamento só que na terça tenho o exame de pulmão para fazer o médico mandou me parar o comprimido 3 dias antes. Então ele disse o ultimo dia é 3-12-2022 que é sábado só que eu tomei o comprimido de manhã mas não tomei a noite. Até hoje Agora só eu estou um pouco preocupada porque amanhã é dia que vou fazer esse exame! Será que isso não vai me trazer o risco de sangramento?

Deixe um comentário

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anúncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site