Valvopatias

Quais os parâmetros ecocardiográficos de estenose mitral importante?

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

Esta publicação também está disponível em: Português Español

Dica rápida:

Lembrando mais uma vez: a classificação que você provavelmente aprendeu na faculdade ou na residência não é mais utilizada. Era ela:

Essa tabela foi retirada da diretriz de valva de 2011 da SBC. A diretriz da AHA de 2014 e o update da diretriz da SBC de 2017 já colocam como parâmetro para definir estenose importante a AVM ≤ 1,5 cm2 Abaixo de 1 cm2 seria muito importante. O relevante é que abaixo de 1,5 cm2 com sintomas já se pode indicar intervenção.

Curso Cardiopapers

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

1 comentário

  • Boa noite ! Fui diagnosticado com prolapso da Valvula mitral, tenho 60 anos e pratico esportes, corrida, ciclismo e futebol, não tenho sintomas de falta de ar, arritmia cardíaca ou fadiga, a três anos uma cardiologista queria operar, fiz o cateterismo , mas quando falei que por mim não operava pois estava sentido bem, ela então pediu para fazer avaliações a cada seis meses, conclusão não voltei mais nesta médica, me senti inseguro, então minha pergunta os sintomas são importantes para definir o momento da cirurgia ou o ecocardiograma função do coração e que deve definir o momento de intervenção ?? Obrigado

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site

%d blogueiros gostam disto: