Valvopatias

Questões em cardiologia – 10

Para ver a resposta, clique no link abaixo:

Resposta: Insuficiência tricúspide

O vídeo mostra um paciente com a veia jugular externa direita túrgida e com fluxo de enchimento em direção à região cranial. Tal achado pode ser visto em pctes com refluxo tricúspide importante. Normalmente, quando ocorre a contração do ventrículo direito, o sangue é ejetado em direção à artéria pulmonar. Se houver refluxo triscúspide, parte deste sangue retorna para o interior do átrio direito. Se o refluxo for importante, o sangue ejetado durante a sístole pode chegar aos vasos que desembocam no átrio direito (veia cava superior e veia cava inferior) ou mesmo em veias mais distantes do coração, como a jugular ou a supra-hepática. Assim sendo, a presença de fluxo sistólico reverso em veia jugular superior direita como vista no vídeo indica que o refluxo tricúspide é importante. O mesmo princípio pode ser usado na ecocardiografia – se houver fluxo sistólico reverso em veias supra-hepáticas, pode-se afirmar que a insuficiência tricúspide é importante. Para relembrar esta dica, acessem este link.

No vídeo nota-se também através do enchimento da veia jugular externa direita que o ritmo cardíaco do pcte está irregular. Tal fato se deve à presença de fibrilação atrial. Ou seja, apenas pelo inspeção da região cervical do pcte podemos chegar ao diagnóstico de arritmia e de insuficiência tricúspide importante. 

O acometimento das valvas mitral ou aórtica isoladamente não justifica o achado visto no vídeo. O que pode ocorrer é a valvopatia do lado esquerdo do coração causar após um certo tempo hipertensão pulmonar e Esta por sua vez gerar sobrecarga de câmaras direitas e insuficiência tricúspide secundária. 

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: