Valvopatias

Estenose aórtica importante: qual o melhor tratamento?

Escrito por Tiago Bignoto

Esta publicação também está disponível em: Português Español

Recentemente foi publicada a diretriz 2021 de valvopatias da sociedade europeia de cardiologia. Quando avaliamos o fluxograma da estenose aórtica da diretriz, dois fatores são decisivos na tomada de conduta: a presença de sintomas ou a queda da fração de ejeção. Na presença dessas manifestações, a indicação de tratamento intervencionista na estenose aórtica importante é mandatória, exceto em casos claros de futilidade de tratamento como fragilidade extrema ou expectativa de vida muito reduzida.

No entanto, conduzir os demais casos também é importante e na ausência de sintomas ou queda na fração de ejeção, o paciente deveria ser submetido a um teste ergométrico em ambiente hospitalar para se confirmar ser assintomático ou na incapacidade desse último, o clínico deveria avaliar a presença de complicadores, como velocidade máxima do jato acima de 4,5m/s e gradiente sistólico médio acima de 50mmHg no contexto de baixo risco cirúrgico.

Se assim for assinalado, o paciente vai para discussão de Heart Team para a escolha da melhor forma de abordagem. Caso também não tenha os complicadores o acompanhamento clínico de perto é a escolha, com reavaliações semestrais.

Uma vez na discussão de Heart Team, pacientes acima de 75 anos e com alto risco cirúrgico e acessos femorais bons vão para TAVI, abaixo de 75 anos e de baixo risco cirúrgico ou com acessos femorais inadequados, para troca valvar convencional e os demais casos podem ser escolhidos para ambas as técnicas, a depender dos riscos de Leak, Marcapasso e AVC que podem fazer a decisão de Heart Team dar preferência por determinada técnica. Veja um resumão:

Perceba que é comum haver divergências entre diretrizes sobre o melhor manejo dos pacientes. A diretriz brasileira de valvopatias, lançada no final de 2020, usa fatores complicadores diferentes (ex: ao invés de velocidade de pico de 4,5 m/s, a SBC usa 5 m/s), assim como as recomendações para TAVI também são mais liberais no documento da nossa sociedade.

Resumo do que diz a SBC sobre tratamento da estenose aórtica importante:

 

Curso Cardiopapers

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Tiago Bignoto

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anúncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site

 

%d blogueiros gostam disto: