Coronariopatia Prevenção

Reposição de vitamina D reduz risco cardiovascular? Não !

Giordano Bruno
Escrito por Giordano Bruno

Apesar de toda imensidão de estudos demonstrando inequivocamente que baixos níveis, e até níveis intermediários de vitamina D aumentam risco de morbimortalidade, principalmente cardiovascular, até agora nenhuma tentativa de ajustar essa deficiência tem demonstrado efetividade.

Foi publicado estudo no NEJM com mais de 25 mil pacientes americanos acima de 50 anos, tratados durante 5 anos com vitamina D ou placebo, sendo incluídos tanto pacientes com níveis normais quanto pacientes com níveis baixos de vitamina D (44,9% da amostra).

No final a incidência respectivamente de câncer nos grupos vitamina D e placebo foram 6,1% e 6,3%, e de doença cardiovascular foi de 3,1% e 3,2%, com nenhuma diferença estatística. Os end-points isolados também não foram diferentes: infarto, AVC, morte, revascularização, tipos de câncer. Além disso, na sub-análise do estudo, com excessão do possível benefício em pacientes com IMC mais baixo, nenhum outro subgrupo obteve resultado diferente do global, MESMO os pacientes com níveis basais baixos de vitamina D.

Comentário

Esse estudo, que se destaca pelo tamanho da amostra e duração do tratamento vem mais uma vez demonstrar que a dosagem e consequente reposição indiscriminada de vitamina D não oferece benefício. Os dados corroboram os fornecidos por uma metanálise recente que incluiu dezenas de outros estudos.

Ao que tudo indica, a redução sérica da vitamina D pode representar mais uma consequência da inflamação vascular crônica modulada por fatores genéticos, e portanto seu tratamento não parece exercer influência nos desfechos secundários da disfunção endotelial e aterosclerose.

Referências

Estudo Vital: Vitamin D Supplements and Prevention of Cancer and Cardiovascular Disease. NEJM. November 10, 2018.

Effect of vitamin D supplementation on non-skeletal disorders: a systematic review of meta-analyses and randomised trials. Lancet Diabetes Endocrinol. 2017 Dec;5(12):986-1004.

Curso Preparatório

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Giordano Bruno

Giordano Bruno

Médico Cardiologista e Ecocardiografista formado pela UFPE
Supervisor da residência em cardiologia do Hospital Agamenon Magalhães - SES/PE
Coordenador dos protocolos da cardiologia do Realcor / Real Hospital Português/PE

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto:
X