Hipertensão arterial sistêmica Prevenção

Vale a pena tratar agressivamente hipertensão arterial no paciente idoso?

Thiago Midlej
Escrito por Thiago Midlej

Nos Estados Unidos estima-se que o número de pacientes com mais de 65 anos seja 84 milhões em 2050. Ainda hoje, o nível ideal de pressão arterial (PA) nessa população difere em diversas diretrizes. Já falamos no passado sobre a subanálise de pacientes idosos do estudo SPRINT. Uma metanálise publicada no JACC recentemente avaliou 4 grandes estudos, em 3,1 anos, envolvendo 10.857 pacientes com ≥65 anos, sendo 5.437  randomizados para tratamento intensivo e 5.420 tratamento padrão.  Importante ressaltar que em 3 desses estudos o tratamento intensivo tinha como alvo PAS< 140mmHg. No outro estudo, o SPRINT-SENIOR, o alvo de PAS era <120mmHg e foram excluídos pacientes diabéticos.

O tratamento intensivo reduziu eventos cardiovasculares maiores em 29% quando comparados ao tratamento padrão, sendo 33% de redução em mortalidade cardiovascular. Apesar de não significativo, a taxa de IAM, AVC e o risco de IC foram mais baixas no tratamento intensivo. Não houve diferença significativa na incidência de eventos adversos sérios e insuficiência renal comparando os dois grupos.

Em análise de regressão, a cada redução de 1mmHg na PAS, há redução de 3% do risco de eventos cardiovasculares maiores e mortalidade cardiovascular.

Os autores concluem que o tratamento intensivo de PA nessa população (lembrando que houve trabalhos com alvo < 140 mmHg e outro <120 mmHg)  está associado a redução de  eventos cardiovasculares.

Referência:

Chirag Bavishi, Sripal Bangalore, FranzH. Messerli. Outomes of Intensive Blood Pressure Lowering in Older Hypertensive Patients.  JACC. Vol 69 Nº5. 2017

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Curso Pré Operatório

Deixe um comentário

Sobre o autor

Thiago Midlej

Thiago Midlej

Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia​ e pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina de São Paulo - I​NCOR​​.
Pós graduando da Unidade de Hipertensão do​​ I​NCOR​
Médico plantonista da Unidade Clínica de Emergência do INCOR
​​Cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: